Cauterização Capilar: O que é e como fazer em casa!
Publiquei um vídeo no IGTV mostrando como fiz a cauterização no cabelo e vim trazer mais informações para quem está precisando fazer esse procedimento.
O que é
Cauterizar significa o ato de queimar um tecido, estancar um sangramento, selar. No cabelo não é diferente, ela tem o objetivo de devolver a queratina que é uma proteína que estrutura os fios. Ela cicatriza as cutículas do cabelo para que as proteínas depositadas permaneçam por muito mais tempo, causando uma reconstrução profunda. Sua ação promove a reposição de massa capilar, devolvendo a resistência e a saúde da fibra.
O procedimento consiste na aplicação do produto nos cabelos, dando um tempo de pausa para que a fórmula aja nos cabelos e, em seguida, a chapinha é utilizada nos fios para que os ingredientes penetrem na fibra. Já a sua versão à frio, não necessita de fonte calor para a sua realização. Não tem poder de alisar os fios!
Para quem é indicado
Para todos os tipos de cabelo que estejam danificados, com aspecto elástico e poroso. No nosso dia-a-dia sofremos danos por exposição solar, uso excessivo de secador e chapinha, além dos processos químicos de coloração e descoloração. Atenção: Não é um procedimento que pode ser feito com frequência, pois pode deixar o cabelo pesado. Para cabelos muito danificados, fazer 2x ao mês com intervalo de 15 dias até a recuperação do cabelo.
Passo-a-passo
Este é um procedimento para fazer em um salão, com um profissional capacitado, porém, como expliquei no vídeo, estava fora do orçamento para mim. Então trouxe para vocês como eu fiz a cauterização em casa!
Para fazer, precisamos de queratina líquida e algum creme de tratamento. De preferência um creme reconstrutor. Eu utilizei a queratina líquida Yenzah Save, custou R$22,99 na Monamie e o creme reconstituinte Quera-liso da Elseve L'oreal Paris, que custou R$15,99 em uma farmácia.
1. Lavar o cabelo com shampoo (não precisa ser anti resíduos)
2. Aplicar o creme de tratamento
3. Aplicar a queratina líquida e enluvar as mechas, deixar agir por 10 minutos e enxaguar completamente.
4. Aplicar novamente a queratina (em pouca quantidade) sem enxaguar e selar com o secador e a chapinha
Minhas considerações
Assim que saí do chuveiro, já senti o meu cabelo com um aspecto mais rígido, inclusive, foi difícil pentear. Logo depois, foi melhorando conforme eu passava a chapinha. A queratina da Yenzah tem um cheiro bem forte assim que você aplica, porém, o cheiro suaviza com o tempo e deixou meu cabelo com um brilho maravilhoso. Importante: Não deixar o produto mais de dois dias no cabelo!
Como expliquei no vídeo, eu vou refazer o procedimento daqui a 15 dias e depois fazer um teste de mechas pra saber se deu resultado no meu cabelo, porque quero descolorir pra fazer mechas e ele estava arrebentando onde eu ainda tenho loiro. Assim que fizer, atualizo o post pra vocês.
Beiju
Nenhum comentário: